Padre Manuel Paiva

Padre Manuel Paiva desembarcou na Bahia e foi trazido para São Paulo do Piratininga para favorecer o entendimento entre a igreja e seu primo João Ramalho.

Em 1554, organizou a construção do Colégio de São Paulo de Piratininga com a ajuda de alguns portugueses e dos índios tupiniquins.

Em 25 de janeiro de 1554, o Padre Manuel Paiva, rezou a missa que data a fundação de São Paulo de Piratininga, tendo como ajudante o Padre José de Anchieta. Por esse feito, tornou-se o padre superior do Colégio São Paulo com a responsabilidade da administração.

Foi o primeiro Capelão Militar do Brasil, por caminhar com uma tosca cruz na batalha travada durante a tentativa dos índios destruírem o Colégio São Paulo. Após este ato, ele foi indicado como o jesuíta capaz de contatar e aldear os índios que viviam na região e que não queriam contato com o português.

____________________
por: Eduardo do Nascimento

Um comentário sobre “Padre Manuel Paiva

  1. Interessante! E porque somente o Padre Jose de Anchieta e Padre Manoel da Nobrega ficaram na historia? Eu ate hoje nunca tinha ouvido falar ou lido a respeito do Padre Manoel Paiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *