O que eram os aldeamentos

Os aldeamentos sempre atenderam os interesses da coroa portuguesa, por isso estavam situados próximos das povoações dos colonizadores.

Eram administrados pelos jesuítas que catequizavam os índios com o objetivo de fazê-lo entender que devia trabalhar para o português.

Os jesuítas ainda eram responsáveis pela organização dos aldeamentos e divisão de trabalho entre os todos do aldeamento, portugueses e índios.

Os aldeamentos tinham como objetivo garantir a ocupação do território e a reserva de mão de obra para o desenvolvimento econômico.

8 comentários sobre “O que eram os aldeamentos

  1. Mais no meu livro esta escrito que os aldeiamentos era onde os índios de diferentes tribos se reuniam e la tinha padres catolicos que queriam ensinar aos índigenas as crenças cristãs como mudar seus custumes de andar nus!

    1. Olá, Malu. Muito obrigado por participar.

      Bom, vou procurar apresentar meus pontos de vista sem tentar encerrar a verdade, tá?

      Então, o Padre Manuel da Nobrega, sobe a Serra do Mar junto com Manuel Paiva e outros jesuítas, acompanhado também de João Ramalho e o índio Tibiriçá (tupiniquins).

      Constroem uma casa de 14 passos. O padre Manuel da Nobrega vai embora (acho que pra Bahia ou pra são Vicente), e coloca o padre Manuel Paiva no seu lugar.

      Paiva reza a primeira missa e esta fundada a cidade de São Paulo de Piratininga em 25 de janeiro de 1554. A partir daí vários portugueses chegam a São Paulo de Piratininga.

      Em Piratininga havia pouco fogo (fogo e a expressão para casas com referencia ao numero de fogueiras acessas durante a noite), dinheiro e ouro não se viam no Brasil em 1555.

      Mas, em Portugal, já se falava das possibilidades de riquezas no novo mundo. E o mais promissor era saber que um português no Brasil só precisava de três coisas. Três índios. Um pra pescar, outro para caçar e outro para plantar.

      Assim a debandada de português pobres, vagabundos e criminosos,…eu tenho aquela imagem de um navio pirata bem sujo, com manetas, pernetas, muletas, bexiguentos, cataporentos, sarapentos, piolhentos, pulguentos, caolhos e banguelas de zero, um, dois ou mais dentes … Aportavam no Brasil para escravizar os índios. E ai foi aquela barbaridade.

      Os primeiros bandeirantes foram desses que chegaram em São Paulo de Paraitinga. Desbravaram o Brasil caçando índio para escraviza-los. Muitos índios morriam de sarampo catapora varíola, gripe, do fio da navalha e no fogo do chumbo das escopetas. Ao escravizar, separava os filhos dos pais e entregava as crianças para os jesuítas.

      O jesuíta, por sua vez, aprendia a cultura dos índios Brasílicos. E por perceber que no mundo ainda não havia pessoas tão amáveis e tão solidarias os chamou de “Gentio”. Para se ter ideia acredito que nem todas as reivindicações dos movimentos feministas atuais não contempla o respeitos que o homens brasílicos tinha pelas mulheres. Uma criança nunca apanhava, mas eram mimadas com historias de moral e sabedoria e passavam por provas de apropriações de conhecimento e força. Um idoso é fonte inesgotável de sabedoria que era imortalizado nas lembranças e histórias sem a necessidade de escrita. Tal as referencias do jesuíta que o Papa proíbe a caça dos gentis no Brasil. Contudo o paulista que era o pobre ambicioso português e seus filhos mamelucos não acataram as ordens Papais.

      Por isso que vc leu que em um aldeamento é composto por várias etnias brasílicas. Pois, depois de algum tempo de perseguição os índios fugiram. E o português…? Foi atrás, e assim encontrou outros tipos de brasílicos. E os filhos eram mandados para o colégio jesuítico Bom com essas caçadas de índios os tupis se revoltam na chamada Confederação dos Tamoios, e organizam vários ataques a São Paulo de Piratininga e Bertioga. Além de ataques, havia também o rapto de portugueses. Tanto foi que construíram um grande muro em volta da vila de Piratininga.

      E para amortizar os ataques a Vila de São Paulo de Piratininga foram construídos os aldeamentos em locais estratégicos em torno da vila e na direção de onde surgiram os ataque. Foi assim que os aldeamentos começaram e entre eles está Guarulhos, Pinheiros, Carapicuíba e outros.

      Visite o link e conheça um pouco mais sobre os brasílicos
      http://www.criarparaconservar.com.br/textos_ambientais/t04_a-hitoria-do-povo-tupi_joubert-di-mauro.php

      Eduardo do Nascimento

Deixe uma resposta