A fundação da cidade de Guarulhos

Padre Manoel Paiva, pelos seus predicados, era o jesuíta mais indicado para contatar e aldear os índios Moramomis.

Formou então, um grupo com jesuítas e portugueses, tendo a frente e abrindo caminho pelas densas florestas os índios tupiniquins.

Partiram rumo a um dos campos do eperê* (Guarulhos de hoje), para aldear os índios fujões que não queriam contato com os portugueses.

E foi no dia 8 de dezembro de 1560, que o grupo de Manoel Paiva encontrou os primeiros índios no topo de uma colina.

Paiva grande conhecedor da língua tupi aproximou se dos moramomis pronunciando enecoema (bom dia em tupy) e com isso conquistou a curiosidade dos índios.

Porém, este índio falava a língua que os portugueses definiam como “travada”, difícil de se pronunciar, com origens diferentes da língua tupy que o português já estava habituado.

Os tupiniquins que acompanhavam Manoel Paiva chamaram a atenção para a barriga dos moramomis, fazendo comparação com o peixe barrigudinho chamado guaru.

Os portugueses que procuravam assimilar todo o ensinamento do tupiniquim pronunciaram algo como guarulhinhos até chegarem no guarulhos.

Feito o contato amistoso, o Padre Manoel Paiva ordenou a construção de um abrigo em nome da santa do dia, Nossa Senhora da Conceição. Este abrigo foi erguido rapidamente com paus retirados logo ali na floresta, com pouco capricho e aparência de choupana, mas, que abrigou uma cruz, o que fez dela a primeira igreja de Guarulhos.

Com a igreja erguida, o Padre Manoel Paiva rezou a missa sob a exaltação de Nossa Senhora da Conceição, no Aldeamento dos Índios Guarulhos.

8 de dezembro de 1560 é a data de fundação do Aldeamento de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos.

____________________
por: Eduardo do Nascimento

10 comentários sobre “A fundação da cidade de Guarulhos

  1. Muito bom saber a História de nossa cidade acredito que poucas pessoas sabem dessa história.

    1. Bom dia, Karoline.
      Espero que realmente tenha achado o que estava procurando, contudo, tenho a preocupação em colaborar com seus estudos, assim, se for o caso, expresse suas duvidas, que tentarei te ajudar.
      Aproveito e indico a leitura do texto MORANDUBA TUPI ou A VIDA DO POVO BRASÍLICO EM 1500, Este texto foi escrito pelo Professor Joubert Di Mauro, e é parte da aula introdutória do CURSO DE TUPI ANTIGO.
      Acesse o conteúdo do curso pelo link: http://www.criarparaconservar.com.br/textos_ambientais/t04_a-hitoria-do-povo-tupi_joubert-di-mauro.php

      Aproveito para indicar também a visitação do site: criarparaconservar.com.br

      Sem mais sou muito grato.
      Eduardo do Nascimento

  2. Tento achar o desenho do terreno hidrico de Guarulhos. Posição exata de onde se localiza Guarulhos, Se fica em uma planície, entre montanhas, etc…

Deixe uma resposta