Marundito do Pico Pelado, Guarulhos

Iniciamos a trilha pela mata, no bairro do Cabuçu. Percorremos a pé uma distância de +/- 2km por uma trilha de baixa dificuldade, considerando que a criança nos acompanhou.

Na subida imaginei que teriamos “apenas” vista para a Cantareira. Mas chegando lá em cima  a surpresa: 360º da cidade de Guarulhos nua e crua.

A paisagem é sensorial. Isso é tudo que eu consigo dizer. Sabe aquilo que a gente sente na primeira vez que vê o mundo pelo Google Earth? É assim.

O Marundito do Pico Pelado é um sítio que integra o Geoparque Ciclo do Ouro Guarulhos e tem elevado valor geológico, pois possui rochas raras, associadas a mineralizações de ouro, que possibilitam reconstituir o passado na Terra e o seu desenvolvimento geológico.

A maior das rochas tem aproximadamente 60 metros de comprimento. Outras, além de apresentarem indícios passados de minério de ouro, explicando, por conseguinte, o ciclo de exploração em Guarulhos, que começou em 1597 e teve duração de 250 anos, indicam que algumas delas foram geradas no fundo do oceano e sinalizam vestígios da existência de um mar com atividade vulcânica em Guarulhos há cerca de 1 bilhão e 600 milhões de anos.

Desta vez, decidi não localizar no mapa, principalmente em respeito ao trabalho do Geoparque. Só que não posso deixar de comentar que o Rodoanel Norte terá paisagens exuberantes da cidade de Guarulhos. =/

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 comentários sobre “Marundito do Pico Pelado, Guarulhos

Deixe uma resposta