Rodoanel trecho norte e as mudanças do traçado em Guarulhos

por: Thays Faccin Borazanian e Eduardo do Nascimento


Em 25 de maio de 2011, como acontece toda quarta-feira às 18h, o comitê central contra o traçado do rodoanel e o modelo de construção corte aterro se reuniu na câmara de vereadores de Guarulhos. Plínio Soares, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos, apresentou um vídeo da maquete eletrônica com a vista aérea de todo o percurso do rodoanel trecho norte. O vídeo mostra o percurso original que a Dersa propôs no projeto que está sendo avaliado para licenciamento e implantação. Sendo assim, não mostra as alterações do traçado acordadas através de reivindicação dos representantes populares (sociedade civil, organizações não governamentais, indústrias, e órgãos públicos).

As alterações conseguidas evitaram desapropriação e a fragmentação dos bairros como o Jardim dos Cardosos no Cabuçu. Nesse trecho a nova proposta prevê a construção de um pequeno túnel de aproximadamente 260m, evitando a desapropriação de aproximadamente 340 residências.

No bairro de Bonsucesso, a proposta é que o traçado seja desviado por cima do Parque Residencial Bambi, não segregando o bairro.

Algumas reivindicações ainda não foram atendidas pela Dersa. É o que acontece na Vila União.  A justificativa para o não atendimento das reivindicações de 380 famílias diretamente afetadas é de que as pistas do rodoanel não podem ser construídas em áreas protegidas, como o Patrimônio Histórico do Parque Natural Municipal da Cultura Negra Sítio da Candinha e o Parque Estadual da Cantareira, início de uma contígua mata da Reserva da Biosfera. No trecho da Vila União segue a proposta de um túnel de 1130m que desemboca em uma ponte de +/- 550m e atinge o topo da Vila União, a partir dai as pistas seguem em corte e aterro pelo limite do Jardim Bananal e Parque Santos Dumont.

A população da Vila União luta para que seja revisto o traçado que afeta as 380 casas, e é sem duvidas que a publicação desse vídeo torna-se um forte argumento dos diretamente afetados pelo rodoanel, para solicitar outras opções de construção e traçado como, por exemplo, um túnel que passe subterreamente entre o sitio da Candinha e o Parque da Cantareira e termine próximo da pedreira Reago. Além disso, a opção por um túnel passa a ser muito interessante já que abre discussões para outras opções de acesso ao aeroporto, que ainda não tem um traçado definido.

Em nossa opinião, esse vídeo mostra o mínimo que todos nós deveríamos ter tido acesso desde o inicio. O mínimo que deveria ter sido apresentado desde a primeira audiência pública.

As linhas amarelas em volta da pista significam que ali haverá corte ou aterro. Assista, reflita, construa uma opinião e participe de Guarulhos de ponta a ponta!

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23 comentários sobre “Rodoanel trecho norte e as mudanças do traçado em Guarulhos

  1. SÃO PAULO TEM QUE CRESCER, A LOGÍSTICA FAZ PARTE, MENOS VEÍCULOS NO CENTRO DA CIDADE, MENOS CAMINHÕES,PIOR DO QUE O RODOANEL SÃO OS EXCESSOS DE CONDOMÍNIOS QUE TRANSFORMAM RUAS PÚBLICAS EM CONDOMÍNIOS, FAZ TEMPO QUE A SERRA DA CANTAREIRA JÁ É DOS CONDOMÍNIOS FECHADOS,AGORA VEM COM ESTAS TEORIAS CONSPIRATÓRIAS QUE VÃO ACABAR COM A NATUREZA,PIOR É O TRÂNSITO PARADO QUE EMITE MAIS POLUIÇÃO NA ÁREA CENTRAL,EU SÓ SOU CONTRA O EXCESSO DE PEDÁGIOS,QUE ESTA SENDO REPASSADO PARA OS CUSTOS DE PRODUTOS.VAMOS PARAR COM HIPOCRISIAS.

    1. por isso e outros problemas, temos que uni forças e informações para impedir que eles concluam essa obra que vai transformar nossa vidas num verdadeiro inferno.

  2. O rodoanel é uma obra fudamentel para cresimento do Brasil não podemos fazer criticas negativas
    so lamentar que os resposaveis pelos trensporte deste pais não o fizeram o rodoanel nos anos de
    1980 teriamos evitados muitos transtono os quais temos que conviver todos os dias com a chegada a são paulo travada , isso é preços que temos que pagar pela inresposabilidade do MMinisterio de transporte do Pasado , Mais é melhor que os atuais resposavel inicien o quanto ant
    es , Mais Respeitando todo os Munipios Guarulheses sempre a uma forma de ajuste no traçado e
    só ter boa vontade e respeito com cidadão Brasileiro menos favorecidos pois são eses que contri
    bui todos os dias de suas vida não importa se esta chovendo ou esteja fazendo frio é eles que vão
    a luta para o progresso do Brasil . a sempre uma solução para evitar a dazapropriação é só que
    rer o asseço para o areroporto é importante ter fazer um ajuste evitando a dezapropriação do
    Batalhão e a Cid. Haroldo velosa . passando ao lado da E.E. HAROLDO VELOSO. e todos ficaram
    Feliz .

    a luta para geral a producão em todos os seguimentos .
    Adezapropriação somente em ultimo caso e houvindo a população e vendo o local e em torno para que não seja feito injustiça o asseço pode ser feito a juste e desviar do Batalhão e da cid.
    Haroldo Veloso . é ajustar a direita e sair ao lado da E.E HAROLDO VELOSO IVITARIAMOS
    as dezapropriação e os transtomo e enconomizariamos na indenizaçoes todos ficarian feliz
    nos esperamos que os e as esponsavel nos respetem e seja bem vindo o rodoanel Parabens
    a todos e a todas que estão neste grande projeto

    a luta para produzir a riqueza deste Pais Brasil . Espero que o asseço para o areroporto seja revisto o traçado apois o cruzamento da Estrada do sabóo com um ajuste para a direita desviando do Batalhão e da Cidade Horoldo veloso que é um conjuto onde mora cidadoes que
    sempre lutaran pelo nosso brasil e com este ajuste saria ao lado do colegio Haroldo veloso com
    um viadulto cruzaria a av João jamil zarif e evitariamos as Deszapropriação a quao não seria
    Justo o a juste terrenos que não tem construção . e ai é só ir em frente até ao areroporto

  3. Por favor se alguempoder nos ajude somos meradores da rua timbre no jardim São Jão e o pessoau da dersa esta fasendo avaliaão dos imóveis nessa rua como se estivese tudo serto para a passagem do Rdoanel, precisamos de informação e a maioria nos moradores são pouca informados, e ainda que veiamos ser desapropriados precisamos saber quais são nossos direitos.

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